segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tema 23 " Heróis fabricados. ”

Há alguns anos atrás houve uma pesquisa onde a pergunta era: Quem é o maior herói brasileiro? O resultado da pesquisa deu vitória folgada para Ayrton Senna.

 Pelo que me consta, Senna foi um homem bom, entretanto não teve seu nome atrelado a nenhum movimento de luta por direitos, nem denunciava a miséria e as injustiças sociais que assolam o país. Mas, por outro lado, se aguerrido fosse, não seria ele aclamado pela mídia e considerado herói pelos brasileiros.

Infelizmente, o povo brasileiro não valoriza grandes feitos. Ninguém citou na pesquisa o nome do Capitão pára-quedista da Aeronáutica Sérgio Macaco, que, desobedeceu a ordem de seu superior, durante a ditadura militar, para explodir o gasômetro no Rio de Janeiro, com o intuito de culpar os comunistas. A atitude do Capitão Sérgio Macaco impediu que milhares de pessoas morressem. Por essa atitude, ele foi preso e morreu no esquecimento.

Capitão Sérgio Macaco
Os heróis produzidos pela mídia só são heróis enquanto não ferirem os interesses da elite. Ronaldinhos, xuxas e um monte de artistas, se vierem a defender questões como a reforma agrária, reforma tributária, educacional, conhecerão cólera dos poderosos. Por isso preferem apenas cantar, jogar bola ou dançar.

Lamentavelmente no Brasil os “heróis são fabricados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário