sábado, 21 de maio de 2011

Para alguns "socialistas" da nossa época.

Li uma entrevista antiga de Oscar Niemeyer. Nela ele diz ser socialista. Não entendi nada !? Como um homem que fez fortuna com governos capitalistas, e, pelo que me consta, nunca doou parte dela para os pobres, se diz socialista? Na prática, ele é um capitalista, não um socialista. Isso também vale para Chico Buarque que espanta os pobres dos seus shows através do preço dos ingressos.

O multimilionário Bill Gates já doou vários bilhões à caridade, e, não saiu por aí fazendo discurso de bom moço e usando uma ideologia que não concorda para atrair aplausos. Ivo Pitanguy, também é um exemplo de profissional capitalista bem sucedido. Ele e sua equipe realizam operações gratuitamente em um hospital no Rio. Pelo que me consta, Pitanguy atende mendigos e príncipes da mesma forma.

Roberto Campos, certa vez afirmou ser engraçada a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar - bons cachês em moeda forte; ausência de censura e consumismo burguês. Trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola...

Sendo assim, ‘socialista’ é o cara que chama atenção para as intenções e não busca resultados, adora posar de bom moço, mas não coloca a mão no bolso, prega a igualdade social, mas quer os pobres bem longe.

Um comentário:

  1. Minha querida! Estou aqui para dizer que 'Para alguns "socialistas" da nossa época' é simplesmente show! Concordo com você em todas as nuances! Porque é fácil estufar o peito e dizer: "Sou socialista!" Difícil é meter a mão no bolso para ajudar a quem realmente necessita.
    Parabéns! Boa Tarde!
    Ah, publiquei "A Cãibra Mata". Quero seu parecer! Obrigado!!!

    ResponderExcluir