domingo, 8 de maio de 2011

O Rio é assim ?


Assisti Rio e fiquei perplexa com o grande número de estereótipos e de falsas representações sociais presentes no filme. Na verdade, dizer que existe sociedade sem estereótipos é uma mentira, porém, o que incomoda são as imagens que fomos vinculados.

Na trama tem samba e crimes para dar e vender. Em uma de suas cenas, um vigia abandona o seu trabalho para ir sambar. Neste momento um crime acontece, deixando transparecer que o samba exerce um poder inebriante sobre nós.

Na história tem favela com direito a micos ladrões, uma moto de origem duvidosa e traficantes... de aves. As piores coisas se passam na favela ou de lá foram arquitetadas. E, para piorar a situação, a sociedade é pintada como um conjunto de mulatas assanhadas, gostosas da praia, filhinho de papai drogado, sambista malandro e outras coisinhas mais... Personagens recorrentes na nossa filmografia.

O filme é uma produção americana, portanto, ao se denegrir o país alheio torna-se fácil angariar simpatia e se manter como modelo cultural dominante.

Face a isso, os filmes Hollywoodianos fortalecem, a cada dia mais, determinados estereótipos: russo espião e assassino, mexicano bebedor de tequila, grego pescador e italiano mafioso.

Mas, o maior problema não está propriamente no clichê dos personagens e sim no preconceito que daí advém. Quem não conhece o Rio de Janeiro, após assistir o filme, mesmo sem querer, acaba rotulando os cariocas e, principalmente, os moradores das favelas. E essa rotulação às vezes escapa do controle racional. Lamentavelmente, o filme tem recorte infantil, portanto, várias crianças captaram essas distorções e as reproduzirão em meio social.

Atualmente, a Rocinha, possui cerca de 70 mil habitantes, será que todos são como os retratados no filme?

Um comentário:

  1. Tenho certeza que o Rio não é assim. Nem Melgaço, nem o Brasil! Mas eles, não sei se por falta de informação ou por xenofobia mesmo, insistem em nos mostrar a nossa realidade por um ângulo puramente preconceituoso.
    Gostei de suas palavras! Boa tarde! Quero ser seu seguidor, mas não encontrei o ícone Seguir. Como faço?

    ResponderExcluir