sexta-feira, 16 de abril de 2010

Texto 20: Karl Marx e a crítica ao capitalismo

Karl Marx e a crítica ao capitalismo

Karl Marx (1818-1883), em virtude de suas concepções revolucionárias foi um dos homens mais odiado do séc. XIX. Suas idéias constituem-se em um dos pensamentos mais difíceis de ser explicado ou resumido, isso porque Marx escreveu vários livros e seu ideário se desdobra em várias correntes de pensamentos.

O livro O Capital é considerado sua obra-prima. Nele, Karl Marx explicar o funcionamento do capitalismo, antecipa sua evolução e faz críticas a essa doutrina econômica.
Segundo ele, para sobreviver o homem é obrigado a transformar a natureza para obter as coisas que precisa, como exemplo, ele produz alimentos e roupas. A partir desse ponto, Marx afirmava que qualquer estudo sobre a sociedade deveria começar na observação das relações sociais que se formam quando os homens utilizam os meios de produção. São essas relações sociais de produção que, para ele formam a base de toda a estrutura social.

Analisando a sociedade capitalista ele chegou à conclusão que ela se divide em dois grupos, trabalhadores e capitalistas. É nesta realidade socioeconômica que, para Marx, as desigualdades sociais nascem.
O pensador ilustra suas concepções explicando que na realidade capitalista, o capitalista compra a mão de obra do trabalhador e lhe paga um determinado salário. Muitas vezes, poucas horas de trabalho seria o suficiente para pagar-lhe o salário. Entretanto, o trabalhador se apossa das horas excedentes para obter altos lucros. O lucro obtido não retorna para o trabalhador, uma vez que o seu salário não aumenta se os lucros do capitalista aumentam. A esse valor excedente Marx chama de mais-Valia.

Analisando as relações sociais de produção, esse pensador ainda dizia que o conceito de classe social é um conceito histórico, pois as classes sociais mudam ao longo da história humana, de acordo com as circunstâncias sociais, econômicas e políticas. As classes são definidas por sua relação com a propriedade dos meios de produção e por sua posição no processo produtivo.
Outro ponto valorizado no pensamento Marxista é a existência da luta de classes, onde a classe em desvantagem tenta alcançar um patamar melhor (na atualidade podemos ver a luta de classe nos movimentos sem terra, greves etc.). Quando os conflitos entre as classes tornam-se insuportáveis, ocorre uma grande mudança social, modificando-se o modo de produção.
Sou doutrina propõe a derrubada da classe dominante ( burguesia) através de uma revolução do proletariado, e a criação de uma sociedade sem classes, onde os meios de produção passam a ser da coletividade.

Para validar seu pensamento Karl Marx cita o final do feudalismo, quando a burguesia derrubou a nobreza. A Revolução Francesa culminou essa mudança.

Diante das ideias marxistas podemos concluir que cada sociedade, sendo ela estamental, de casta ou capitalista possui classes dominantes que se apossam dos meios de produção. Essa realidade se impõe através de construções históricas, onde os indivíduos constroem a sua história, mas não da maneira que querem, pois existem, situações que conduzem o modo como ocorre a construção.

Karl Marx ainda lembra que o capitalismo cria uma ideologia que é passada de geração em geração, condicionando as classes para determinados caminhos; mas todas as classes possuem a capacidade de reagir e transformar a história.

Obs: Meios de produção é a junção da matéria prima com os instrumentos de trabalho, ou seja, ferramenta, máquinas, luz...

3 comentários:

  1. http://histoblogsu.blogspot.com/2009/05/empresa-agricola-colonial-portuguesa.html


    lurdinha da uma olhada nesse blog, as coisas são bem interessantes, vem tudo bem explicadinho, é muito bom.

    ah parabéns pelo seu blog.
    beijoos

    ResponderExcluir
  2. tortura trabalho alienacao marx disciplina consumo fabrica escritorio antiguidade pre historia morderndade operario quero um texto usando todas essas palavras quem souber me ajuder

    ResponderExcluir
  3. tortura trabalho alienacao marx disciplina consumo fabrica escritorio antiguidade pre historia morderndade operario quero um texto usando todas essas palavras quem souber me ajuder

    ResponderExcluir