quinta-feira, 10 de março de 2011

Como defensora do sistema de cotas nas universidades públicas, tomo emprestado o texto de Edson Borges.

“ Imagine dois corredores, um amarrado e outro solto.É claro que o corredor solto ganha sempre. Mas, um dia a plateia dessa competição imaginária chega a conclusão de que essa situação é injusta.

À custa de muita pressão, consegue-se convencer os organizadores a cortarem as cordas que prendiam um dos corredores.

Só que ele continua perdendo. Motivo: seus músculos estão atrofiados pela falta de treinamento. Se tudo continuar como está, a tendência é que ele perca sempre.

O que fazer para promover a igualdade de condições entre dois corredores ? Alguns sugerem que se dê um treinamento especial ao corredor que está amarrado. Pelo menos durante algum tempo.

Outros defendem um medida mais radical: por que não lhe dar uma vantagem de dez metros em cada corrida ?Logo se ouvem vozes denunciando que isso é discriminação. Mas há quem defenda: discriminação sim, mas positiva porque visa promover a igualdade, pois, tratar igualmente é perpetuar a desigualdade.

Essa história ilustra muito bem o conceito de " ação afirmativa” e o que o tema desperta na sociedade. Podemos dizer que os negros, as mulheres e outros grupos discriminados são como corredores amarrados: por vezes estiveram presos pelas cordas do racismo e da discriminação, por vezes traduzidos até em leis. Mesmo depois de soltos continuam a perdendo. Isso porque a discriminação, mesmo que ilegal, prossegue funcionando de forma disfarçada. No caso dos negros, há também a desvantagem histórica...”

3 comentários:

  1. JÁ ESTOU SEGUINDO SE DESESJAR ME VISITE SERIA UM PRASER www.32del.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lurdinha,
    fico feliz que você gostou do meu blog, muito obrigada por seu comentário!
    Gostei dos seus blogs, o seu jardim também é lindo. Já estou te seguindo.
    beijinhos, fica com a paz de Jesus e o amor de Maria.

    ResponderExcluir