terça-feira, 9 de agosto de 2011

Educação X igualdade

Li na Fórum, que O Estado gasta cerca de dois mil reais por ano na educação de cada criança matriculada. Enquanto isso, as crianças que nasceram em famílias abastadas gastam, somando cursinho de inglês, material didático, aulas particulares, esporte, passeios culturais, algo em torno de vinte cinco mil reais por ano com a educação.


Os governos precisam perceber que desigualdade educacional, quando combinada a desigualdade econômica, cria um abismo rumo à sociedade mais justa. Oferecer uma educação de má qualidade aos desfavorecidos, significa aumentar ainda mais a desigualdade econômica em nosso país.


Os programas chamados, pelos que não precisam, de assistencialistas, como o Bolsa Família, mesmo sendo um meio de distribuição de renda, tem efeito paliativo, pois não promove uma mudança significativa na pirâmide social. Para tal, temos que utilizar mecanismos mais consistentes, que viabilizassem a ascensão dos indivíduos. A educação de qualidade seria um desses mecanismos.


Colocar crianças na sala de aula por colocar, não promove mudanças sociais, apenas aumentam as estatísticas e as verbas recebidas pelos estados e prefeituras. Essas crianças e jovens não competirão em pé de igualdade. Muitas sairão do Ensino Fundamental sem saber interpretar um texto simples ou até mesmo escrever corretamente. No dia a dia se sentirão inseguros no traquejo profissional e tudo contribuirá para que sigam a profissão dos pais, ou seja, reproduzirão a mesma realidade social de seus familiares.

Um comentário:

  1. É esse mal, Lurdinha, o da falta de investimento em educação de qualidade, que deve ser extirpado, deve ser combatido. Sem investimento na área educacional o futuro melhor estará comprometido. Parabéns

    ResponderExcluir